Literatura engajada

Saturday, January 06, 2007

A LITERATURA ENGAJADA DE PEPETELA

MANTOLVANI, Rosangela Manhas
(Doutoranda -USP - Universidade de São Paulo / CAPES)

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, o Pepetela, é ganhador de inúmeros prêmios nacionais e internacionais de literatura e suas narrativas se organizam, como considera Inocência Mata (2002, p. 198) como realista com caráter pedagógico, satíricas, históricas e alegóricas, incluindo contos e teatro.
Pepetela é angolano e destaca-se não apenas como escritor, mas como revolucionário e intelectual, político e guerrilheiro. Seu romance Mayombe (1971) foi escrito em plena frente guerrilheira, em 1971, uma narrativa que trata dos enfrentamentos entre colonialistas e colonizados, ressaltando o lado humano dos que lutaram pelo MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola - nas frentes de batalha.
Considerando a afirmação de Terry Eagleton (2001,p.30) de que “literatura, no sentido que herdamos da palavra, é ideologia. Ela guarda as relações mais estreitas com as questões de poder social”, tratamos da questão ideológica no momento da produção das obras que consideramos engajadas à causa pela libertação dos territórios angolanos, verificando as considerações de Sartre (1998) e suas definições fundamentais sobre a escritura do autor comprometido com as causas sociais, quando considera o engajamento literário uma forma de mediação entre a espontaneidade imediata e o plano refletido, sendo este escritor definido por um conjunto de atitudes, que redundam em suas obras literárias, com uma explícita posição política. Atentamos, também para o que Irwing Howe (1998, p. 5) considera como romance político: um texto no qual assumimos serem dominantes as idéias ou o milieu político, sem que com isso sofra qualquer distorção radical e, propicie a possibilidade de algum lucro analítico.
Nesta abordagem, tratamos da comparação de As aventuras de Ngunga (1972) e A geração da utopia (1992) com Mayombe, considerando seus aspectos semelhantes e, principalmente, suas diferenças. Enquanto Mayombe se consolida como um grande diálogo entre os homens que se encontravam nas frentes de batalha, revelando suas motivações ideológicas e pessoais, As aventuras de Ngunga constitui-se de uma novela escrita em português e traduzida para o kimbundo, que funcionou, também, como manual de alfabetização nas escolas do MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola -, cujo conteúdo político é uma chamada à resistência do povo angolano contra o colonialismo e outras forças de ocupação instaladas no território. Também, A Geração da utopia relata e resume a situação do MPLA e de seus militantes em relação ao contexto nacional e internacional, até o momento do acordo entre as facções revolucionárias locais que se encontravam no conflito da guerra civil, em 1990. Tratou-se, então, de observar o perfil de autor engajado do angolano Pepetela, cujos produtos literários funcionaram como bandeira de luta da resistência ao colonialismo. Seu trabalho literário não se apresenta como um panfleto de propaganda partidária, mas como construção estética criativa, capaz de discutir o contexto político-ideológico e suas nuances de forma crítica, valorizando os aspectos culturais locais e os homens do povo, transformados em heróis de suas narrativas.
Em A gloriosa família (1997), obra do mesmo autor, o contexto histórico do século XVII é recuperado por meio da voz periférica de um escravo, narra a história da ocupação de Luanda e Benguela pela Companhia das Índias Ocidentais - tutelada pelo príncipe de Orange e os Dezenove, da Holanda, precisamente entre 1641 e 1648, período em que Portugal esteve sob o domínio de Felipe II da Espanha -, tratando de desconstruir os textos canônicos do Império português, bem como a ideologia da história oficial. A narrativa cuida de desvelar as relações entre os grupos locais que se encontravam no território angolano naquele período: seus acordos e confrontos, vitórias e derrotas.

1 Comments:

Blogger Gizelle Souto - Fotografia said...

Interessantíssima pesquisa. Tenho pretensão em estudar este tema. Literaturas lusófonas é o boom do momento.
Att
Profa. Generosa Souto(Unimontes).

5:43 AM  

Post a Comment

<< Home